Just another free Blogger theme

Translate

Vereador Antônio Manga. Tecnologia do Blogger.

Pages

Top Nav menu

Nascido no dia 16 de janeiro de 1967, na Rua do Amendoim, n°06, no antigo Distrito, hoje, bairro, de São Lourenço da Mata, Tiúma, e Filho de Antonio Barros de Souza e Maria das Graças de Souza, sendo ele, o segundo entre dez filhos. Vindo de uma família humilde, Antonio Barros de Souza Filho, Manga, passou toda a sua infância na localidade onde nasceu. E, foi jogando bola, que ganhou o apelido de Manga, inspirado no goleiro Manga, atleta do Sport Club do Recife, que veio, posteriormente, a defender a Seleção Brasileira de Futebol.
O menino foi crescendo, e, com o passar do tempo, cada vez mais, acumulando conhecimentos e amadurecendo o seu caráter. Observando os contrastes de uma comunidade, ora farta, ora carente, principalmente de ações que buscassem a estabilidade econômica daquela região, e com outras ações, a melhoria do IDH dessa população. Enquanto isso o Jovem Manga procurava nos estudos atingir os seus objetivos. Cursou o Ensino Fundamental na escola Joaquim de Brito. Iniciou o Ensino Médio na escola Senador José Ermírio de Moraes, formando-se na Escola Conde Corrêa de Araújo, fazendo parte da turma de Formandos do Curso de Contabilidade, no ano de 1992.
No ano de 1984, Manga começou um estágio na Usina Tiúma, e aos 17 anos assumia a sua primeira responsabilidade profissional, no setor de Mecânica de Auto da Usina. Passado três meses de estágio, ele se efetivou no quadro de funcionários, como Eletricista de Auto, obtendo sua primeira assinatura em sua carteira de trabalho. Permaneceu trabalhando naquela Empresa até o ano de 1987. Nesse ínterim, no ano de 1986, conheceu Jacilene da Silva Pereira, natural do Município de João Alfredo, ela, que veio fazer uma visita à sua irmã, no Distrito de Tiúma, e pouco tempo depois, iniciaram um próspero e duradouro namoro, culminando com o enlace matrimonial no ano de 1991, no município de Orobó, numa cerimônia simples que reuniu seus familiares e amigos.
Concomitantemente a isso, tinha uma vida bem comprometida com a prática esportiva, mais precisamente com o futebol, porem já demonstrando também o seu interesse em contribuir para a melhoria de vida daquela comunidade.
Ainda naquele ano, Antonio Manga assim chamado pelos amigos e conhecido até os dias de hoje, recebera um chamado da NOVEPE SCANIA, empresa do segmento de caminhões, no Estado de Pernambuco. Nessa sua segunda atividade profissional, permaneceu até o ano de 1990.
Tendo já evidenciado a sua excelente condição profissional, foi convidado a ingressar no quadro da RAPIDÃO COMETA, empresa do segmento de transporte de cargas. No mesmo ano, na antiga quadra do clube RERUM NOVARUM, hoje já extinta, tinha nos finais de semana seus poucos momentos de lazer, com seus amigos. Foi com essa aproximação que despertou o seu dom de líder. Enquanto constituía sua família, sendo já pai de três filhos, em 1996, iniciou a sua vida pública, fundando a Associação dos Moradores da Vila Tiúma, junto com o atual Prefeito ETTORE LABANCA, o ex-vice-prefeito ALEXANDRE CORREIA MARQUES (Dui), AURINEIA LIMA, JOSEFA CAMPELO (MÃE ZEFINHA), LOURIVAL BERNARDO, MARIA JOSÉ (XOXA) ALMIRA CLAUDINO, os saudosos, SR. RAMOS e SEVERINO SANTIAGO (BINHINO), JESSÉ COSTA, e demais amigos e moradores de Tiúma, sendo Presidente da Associação dos Moradores, no período de 1996 a 2004.
Em 2000, iniciou a sua vida política partidária, sendo candidato a Vereador, pelo PSD obtendo 487 votos, ficando na primeira suplência. Não desanimando, continuou militando ativamente na vida pública. No ano de 2002, apoiou Ettore Labanca, para Deputado Estadual e José Chaves, para Deputado Federal. Voltou a candidatar-se a Vereador, pelo PSC, apoiando o Ex-prefeito, Jairo Pereira, obtendo 789 votos, ficando na segunda suplência.
Sua carreira política deu uma guinada para cima, quando no ano de 2005 conheceu a atual Deputada Federal Ana Arraes, que o ajudou decisivamente nos Programas Sociais nas Comunidades, tendo sido seu trabalho, desenvolvido em Tiúma, reconhecido pela população daquele bairro. No ano de 2006, reatou a aliança política com Ettore Labanca, apoiando-o novamente à Deputado Estadual e Ana Arraes à Deputada Federal. Continuou firme no seu propósito de concorrer, pela terceira vez, à eleição para Vereador em São Lourenço da Mata, o que fez, no ano de 2008, desta feita pelo PSB, sendo candidato, obtendo 1193 votos. Atingindo desse modo o seu objetivo. Enfim, Manga passara a realizar o seu grande sonho de representar o povo da sua cidade na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata. Hoje, vem desenvolvendo um trabalho importante na Câmara dos Vereadores, como um legítimo Representante do povo, tendo diversos trabalhos sendo realizados. Entre eles podemos citar:

· Central de Cursos Profissionalizantes

o Informática;
o Telemarketing;
o Caldeiraria;
o Desenho em caldeiraria;
o Empreendedorismo;
o Artesanato.

· Requerimentos Solicitados e Aprovados

o Academia da Cidade;
o Construção e reforma de creches;
o Desapropriação de terrenos para construção de casas populares;

· Projeto de Lei.

o Redução do recesso de 120 dias para 60 dias na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, alternando dias de sessões ordinárias.

· Solicitações

o Ações de Programas de Saúde, realizando exames como: Mamografia e Próstata, o que beneficiou homens e mulheres acima de 40 anos. Foram mais de 1000 pessoas atendidas pelo programa.
o Ações do Programa “Leite para todos” parceria com o governo do estado, beneficiando mais de 800 famílias.
· Programa de organização das Associações de Moradores

o Associações cadastradas:
§ Associação de Moradores da Vila Tiúma;
§ Associação de Moradores da Nova Tiúma;
§ Associação de Moradores de Matriz da Luz;
§ Associação de Moradores de Caiará;
§ Associação de Moradores da Vila do Reinado;
§ Associação de Moradores de Muribara.
§ Associação de Moradores da Várzea Fria;
§ Associação de Moradores da Chã da Tábua.

· Melhoramento no abastecimento de água com a implantação de 02 chafariz, no Loteamento Maria Helena de Morais.

· Programa Rádio Jornal, Rádio do povo.



“Mais real do que fazer da vida um sonho, é fazer do sonho uma vida, pois nem sempre temos a vida que sonhamos, mas sempre teremos um sonho para viver”.